sexta-feira, 27 de março de 2009

Compositores do Ano

Em 2009 celebramos datas representativas de alguns dos mestres da música. Neste ano completamos 350 anos do nascimento de Purcell, 250 anos da morte de Handel, 200 anos da morte de Haydn e 200 anos do nascimento de Mendelssohn. O site da BBC possui uma página dedicada a isto, chamada Composers of the Year. Nela você pode encontrar informações e a biografia dos compositores. A página é www.bbc.co.uk/composers , e está em inglês.

Vou aproveitar o gancho comemorativo e nos próximos posts escreverei sobre os quatro compositores celebrados, contando um pouco de sua história, curiosidades e influência no mundo da música erudita.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Os melhores maestros de todos os tempos


Há muito considerado um dos melhores regentes do mundo pela crítica especializada, Sir Simon Rattle agora é também um dos favoritos do público. Uma enquete da BBC sobre os 10 melhores maestros de todos os tempos coloca o inglês de "apenas" 53 anos, nascido em Liverpool, no topo da lista, desbancando nomes gigantescos como os de Herbert von Karajan e Leonard Bernstein. Sir Simon Rattle não é tão novo quanto o prodígio venezuelano Gustavo Dudamel, de apenas 27 anos, e sétimo colocado na enquete, mas é bastante jovem para o cargo que ocupa - ele é regente titular e diretor artístico da Filarmônica de Berlim, considerada pela grande maioria como a melhor orquestra do mundo. Para quem teve o privilégio de assistir a um concerto regido pelo enérgico e carismático Rattle, a lista faz muito sentido.

Impressiona ainda na lista a diferença de apenas 1% entre o lendário Arturo Toscanini, famoso pelo autoritarismo com o qual conduzia e pelo perfeccionismo quase exagerado, e o alemão André Previn, conhecido por suas pontes entre o clássico e o popular, normalmente não considerado um maestro extraordinário pela crítica. Além disso, a regente Marin Alsop coloca uma presença feminina na lista, em nono lugar - um grande feito, levando em consideração o mundo tradicionalmente conservador e machista da música erudita.

Confira e veja se concorda ou discorda da lista da BBC, que em 4 de março, com quase 1100 votos, dava os seguintes resultados:

1. Sir Simon Rattle 21,1%
2. Herbert von Karajan 20,2%
3. Leonard Bernstein 18,6%
4. Sir Georg Solti 10,7%
5. Arturo Toscanini 7%
6. André Previn 5,9%
7. Gustavo Dudamel 5,4%
8. Sir Thomas Beecham 5,3%
9. Marin Aslop 3,1%
10. Sir Malcolm Sargent 2,7%

segunda-feira, 2 de março de 2009

Finalmente, 2009

O Carnaval passou e finalmente o ano começa para nós aqui no Brasil. Estamos acostumados a acompanhar este costume de atrasar o começo do ano na política e em estratégias empresariais tendo como base o calendário do feriado de Carnaval. E na música não é diferente. A temporada 2009 da Osesp começa na próxima quinta-feira, dia 05/03, com obras de Elgar e Rachmaninov, sob a regência do novo maestro titular, Yan Pascal Tortelier. Além do novo regente, a Osesp atuará neste ano sob a batuta de vários maestros importantes no cenário mundial, como os alemães Claus Peter Flor e Alexander Mickelthwate, o russo Gennady Rozhdestvensky, o espanhol Victor Pablo Pérez e o húngaro Gabor Ötvös, entre outros muitos convidados. Basta aguardar e conferir como a orquestra se sairá sob tantos comandos distintos nesta temporada.