Há muito considerado um dos melhores regentes do mundo pela crítica especializada, Sir Simon Rattle agora é também um dos favoritos do público. Uma enquete da BBC sobre os 10 melhores maestros de todos os tempos coloca o inglês de "apenas" 53 anos, nascido em Liverpool, no topo da lista, desbancando nomes gigantescos como os de Herbert von Karajan e Leonard Bernstein. Sir Simon Rattle não é tão novo quanto o prodígio venezuelano Gustavo Dudamel, de apenas 27 anos, e sétimo colocado na enquete, mas é bastante jovem para o cargo que ocupa - ele é regente titular e diretor artístico da Filarmônica de Berlim, considerada pela grande maioria como a melhor orquestra do mundo. Para quem teve o privilégio de assistir a um concerto regido pelo enérgico e carismático Rattle, a lista faz muito sentido.
Impressiona ainda na lista a diferença de apenas 1% entre o lendário Arturo Toscanini, famoso pelo autoritarismo com o qual conduzia e pelo perfeccionismo quase exagerado, e o alemão André Previn, conhecido por suas pontes entre o clássico e o popular, normalmente não considerado um maestro extraordinário pela crítica. Além disso, a regente Marin Alsop coloca uma presença feminina na lista, em nono lugar - um grande feito, levando em consideração o mundo tradicionalmente conservador e machista da música erudita.
Confira e veja se concorda ou discorda da lista da BBC, que em 4 de março, com quase 1100 votos, dava os seguintes resultados:
1. Sir Simon Rattle 21,1%
2. Herbert von Karajan 20,2%
3. Leonard Bernstein 18,6%
4. Sir Georg Solti 10,7%
5. Arturo Toscanini 7%
6. André Previn 5,9%
7. Gustavo Dudamel 5,4%
8. Sir Thomas Beecham 5,3%
9. Marin Aslop 3,1%
10. Sir Malcolm Sargent 2,7%